Plataforma divulga dados sobre as universidades estaduais do Paraná

Você sabia que o estado do Paraná tem sete universidades estaduais e que juntas elas oferecem mais de 19 mil vagas anuais em 438 cursos de graduação presencial? Informações como essas já podem ser acessadas na nova plataforma de Business Intelligence (BI) lançada pelo Governo do Estado. Para saber mais sobre as graduações, pós-graduações e residências ofertadas no Paraná, acesse aqui

 A plataforma é bastante intuitiva e permite pesquisar por filtros como a quantidade de vagas ofertadas, características dos cursos (Bacharelado e Licenciatura), classificações atribuídas pelo MEC sobre o desempenho das graduações e pós-graduações, turnos e o município onde o curso é ofertado.

As informações estão separadas em graduação presencial, tecnológico, mestrado, doutorado e residência médica. E caso você se interesse em saber mais, a plataforma reúne e direciona para os sites das instituições com dados específicos sobre o curso selecionado, como o número de professores, carga horária e duração. A plataforma engloba as instituições UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, UENP e Unespar. 

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, explica que a plataforma é uma ferramenta criada para tornar públicas as informações sobre as universidades estaduais. “A plataforma é um importante instrumento de geração de informações e disponibilização destes dados sobre o nosso sistema estadual de ensino superior para toda a população. O BI está localizado na página da Seti e pode ser consultado por todos os interessados em conhecer os números do nosso sistema”, afirma.

Saiba mais sobre os cursos de medicina no Paraná

É claro que a equipe do curso Prime pesquisou sobre os cursos de medicina disponíveis nas universidades estaduais paranaenses. Afinal, somos o primeiro pré-vestibular especializado na preparação para vestibulares de alto desempenho em Londrina e temos muitos ex-alunos cursando ou formados em medicina em todas as instituições do estado. 

Acompanhe o que a gente descobriu:

  • São seis cursos de medicina nas universidades: UEL (Londrina), UEM (Maringá), UEPG (Ponta Grossa), Unioeste (Francisco Beltrão), Unioeste (Cascavel) e Unicentro (Guarapuava). 
  • Juntos, os cursos oferecem 302 vagas anuais.
  • Todos os cursos são integrais e têm duração mínima de 6 anos.
  • UEL, UEPG e UEM receberam conceito 4 na avaliação do MEC (a nota máxima é 5).
  • A Unioeste, nos dois campi, foi avaliada com conceito 3 (a nota máxima é 5).
  • A Unicentro tem o curso mais novo do estado, criado em 2019. Por isso, ainda não tem avaliação. 
  • O curso de medicina mais antigo entre as universidades estaduais é o da UEL, criado em 1967. 

Se você quer fazer parte destas estatísticas e conquistar uma vaga nas universidades estaduais do Paraná, venha conhecer o curso Prime! Temos cursos nas modalidades presencial e online, com vagas abertas para o ano de 2024. Converse com a nossa equipe pelo whatsapp.