Escola de ensino médio deve preparar estudante para fazer escolhas conscientes

As mudanças do ensino médio no Brasil provocam muitas dúvidas em pais, estudantes e educadores envolvidos com essa fase da vida escolar. Afinal, diante de tantas opções, parece difícil escolher a escola ideal.

 Aqui no Prime, onde lidamos diariamente com jovens e adolescentes em busca de aprovação em vestibulares de alto-desempenho, temos certeza que uma escola de excelência vai além da simples transmissão de conteúdos. Acima de tudo, a escola deve levar os estudantes a entenderem o sentido de aprender para que se tornem plenamente capazes de fazer escolhas responsáveis e conscientes.

Tal objetivo se faz ainda mais necessário em um contexto no qual a tecnologia, o mundo digital e principalmente as mídias sociais se inserem na vida de todos com grande potência e influência. Com tantas distrações, resgatar a motivação pela busca do conhecimento é um grande desafio. É com base nesta convicção que lançamos em 2023 o Colégio Prime: a escola de ensino médio do Prime em Londrina. 

Ensino Médio: habilidades desejadas

“A escola precisa evoluir, acompanhar e principalmente utilizar novas ferramentas para favorecer a aprendizagem. Mas a liberdade de escolha e a conscientização sobre a importância da convivência, do desenvolvimento das potencialidades, das habilidades e competências cognitivas e socioemocionais precisam voltar a ser valorizadas”, analisa Cássia Gimenes Barcaro, que será da equipe pedagógica do Colégio Prime. 

Autocontrole, consciência social, autoconhecimento, habilidade de relacionamento e tomada de decisão são algumas das competências a serem desenvolvidas na escola. A elas, somam-se capacidade de leitura, análise e interpretação, de resolver problemas, de organização, disciplina e cidadania, sempre em conexão com os conteúdos pedagógicos.

“ A conexão dessas e outras habilidades influenciam os adolescentes a fazer boas escolhas e alcançar seus objetivos”, complementa. 

 No dia a dia, a boa escola de ensino médio vai além da simples transmissão de conhecimentos. Com uma equipe bem preparada, será capaz de envolver os alunos em um ambiente interdisciplinar, onde os saberes se complementam e se entrelaçam.

“Não são caixas isoladas, adquiridas pura e simplesmente para se fazer uma prova e, assim, livrar-se de uma etapa”, destaca Márcia Chiréia, que também integra a equipe do novo Colégio.

Afinal, para que o jovem interaja e busque significados ao seu papel como estudante, é importante que esteja envolvido e consciente sobre seu processo de ensino-aprendizagem e sobre seu papel enquanto cidadão.

“É importante levá-los a desenvolver empatia, autoconhecimento e resiliência para que estejam prontos para enfrentar e superar desafios (sociais, econômicos e ambientais), tomando decisões éticas e fundamentadas”, reforça.

Colégio Prime: foco no futuro

Claro que uma boa escola de ensino médio também precisa ensinar a focar no futuro. Por isso, a aprendizagem é sincronizada com as necessidades e interesses dos jovens, independentemente dos seus objetivos. Com uma boa formação, ele será capaz de passar no vestibular dos cursos mais concorridos, estudar no exterior ou até mesmo investir em carreiras disputadas, como é o caso das escolas militares. 

Em um mundo em constante transformação, a escolha da escola ideal deve considerar que os estudantes precisam estar preparados para fazer boas escolhas e alcançar seus objetivos.  Com uma abordagem interdisciplinar, em um ambiente que estimula a conexão entre os saberes, a aprendizagem se torna mais significativa. No Prime, acreditamos no poder da educação como transformação e convidamos você a fazer parte dessa jornada rumo ao sucesso e à realização plena.