É possível financiar o curso de medicina pelo FIES, conheça as regras

As inscrições para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) para o segundo semestre de 2021 vão até o dia 30 de julho (sexta-feira). Os resultados serão divulgados em 3 de agosto. O curso de medicina é um dos que podem ser financiados pelo programa, que passou por mudanças em 2021. A partir desse ano, o valor máximo da parcela a ser financiada é de R$ 7 mil mensais. Como medicina é um curso caro, se for necessário, é possível usar o FIES para pagar uma porcentagem da mensalidade.

 No segundo semestre de 2021, são 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos/turnos disponíveis pelo FIES, em 1.324 instituições privadas de ensino superior. 

Leia mais:

Conheça as melhores faculdades de medicina 

 

Como se inscrever no FIES

Os candidatos interessados poderão efetuar a inscrição no portal do FIES. O programa está disponível para estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010. Uma das exigências é ter média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação. Para ter chances de entrar em medicina, entretanto, a média mínima cobrada costuma ficar entre 720 a 830 pontos. 

O candidato ou o grupo familiar deverá comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, igual ou superior a um salário mínimo nacional vigente e até 3 salários mínimos per capita.

Caso o candidato ou grupo familiar apresente renda familiar bruta mensal, por pessoa, inferior a um salário mínimo ou que a renda mensal bruta exceda os 3 salários mínimos por pessoa do grupo familiar, não poderá realizar a inscrição para o processo seletivo do Fies.

 

Como funciona o FIES

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior privadas aderentes ao programa.

O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. 

 

Simule o financiamento

É possível simular o financiamento no site oficial do FIES.

De acordo com as novas regras estabelecidas para o FIES, os estudantes passaram a contar em seus financiamentos com taxa de juros anuais de 6,5% ao ano, prazo de carência de 18 (dezoito) meses e ainda com período de amortização de até 3 (três) vezes o tempo de permanência na condição de financiado.

Também, sem prejuízo do prazo de amortização, as fases do financiamento foram reduzidas de 4 para 3, ou seja, excluiu-se a fase em que o estudante pagava nos primeiros 12 (doze) meses seguintes ao da conclusão do curso o valor correspondente à parcela paga à instituição de ensino.

Além disso, os estudantes que exercerem as profissões de médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada e de professor da educação básica poderão, na forma do regulamento, abater mensalmente 1% do saldo devedor consolidado de seus financiamentos.